Resenha - The True Cost

#Moda&sociedade



Você sabe o que é Fashion Revolution? Você sabe o que é trabalho escravo na moda? Se você nunca ouviu falar nesses termos, a sugestão das editoras do #WWFashion é assistir o documentário @truecostmovie


[ALERTA DE SPOILER] 👀

O documentário relata um lado do mundo da moda desconhecido para consumidores. Para suprir uma demanda do comércio, surge as Fast Fashion - padrão de produção/reprodução e consumo constante, em que os produtos são consumidos e facilmente descartados. Assim, para que os preços não fiquem tão caro, as produções desses produtos são - em sua maioria - terceirizados por empresas que estão em países com uma economia muito baixa, ou seja de terceiro mundo.

The True Cost mostra como essa produção é realizada. Na qual, quem está trabalhando em empresas terceirizadas sofre com as condições péssimas de trabalho submetidas.

Em especial, o caso mais conhecido - não o único - sobre essa situação aconteceu em 24 de abril de 2013, conhecido como o edifício Rana Plaza, em Bangladesh. Prédio que desmoronou com mais de 3.500 trabalhadores têxteis dentro, em que, destas pessoas, 1.138 foram mortas soterradas com o desabamento. O edifício Rana Plaza já havia recebido um aviso das autoridades sobre a condição da estrutura do prédio, mas mesmo assim os responsáveis preferiram continuar o trabalho normalmente.

O que é importante ressaltar é de que as confecções forneciam trabalho para grandes indústrias globais e até hoje não foram responsabilizadas pelo que ocorreu. Mesmo após o ocorrido, Bangladesh continua sendo o segundo maior produtor têxtil do mundo. E mesmo que tenha sido implantado algumas medidas de segurança dentro das empresas, como saídas de emergências, ainda não são eficazes para todos os problemas que acontecem.

No entanto, ainda hoje não existe não existe nenhum tipo de tratamento ou indenização, por parte do Estado, para as vítimas que sobreviveram em Bangladesh.

#moda #thetruecost#fashionrevolution #mercadoescravo#modaecomportamento

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo