O ESTILO COREANO

Se você acompanha o Qualquer Latitude e o World Wide Fashion Curitiba, já deve ter visto o primeiro post que falei sobre a cultura estadunidense.


Hoje eu resolvi falar um pouquinho da Coreia do Sul. Toda a cultura coreana tem se tornado um fenômeno a ser estudado, fazendo sucesso pelas k-dramas - popularmente conhecido como doramas e banda k-pop.


BELEZA


Falando de beleza, os asiáticos valorizam muito a maquiagens. Lá é comum tanto os homens como mulheres utilizarem maquiagens com bastante excesso para ficar no “padrão” ocidental. Um olho bem intenso e uma boca bem marcada, são marca registrada dos coreanos.


A ditadura da beleza é muito forte lá, as pessoas se sujeitam a fazer procedimentos estéticos, considerados até mesmo perigosos para entrarem em um padrão de perfeição. Apesar disso, as rotinas de beleza levam as asiáticas a se cuidarem mais e terem uma pele bonita e saudável.


K-POP

Um ponto importante falar da Coreia é da indústria de entretenimento. As conhecidas mundialmente bandas de k-pop tem um lado muito obscuro, por serem bastante exigente pelas empresas, agentes e fãs.


As bandas funcionam de forma rígida, por exemplo, nos grupos musicais os integrantes não podem namorar, principalmente com integrantes das agências. Para isso, o músico assina um contrato com essa cláusula.


Provavelmente você deve ter ouvido tocar a música: Gngnam Style, a música foi composta e produzida pelo coreano Psy que chegou a ganhar mais de U$8 milhões de dólares.


Além dele, algumas bandas que são bastante conhecidas atualmente são: Blackpink, Exo, Superjunior e Blackswan - grupo que surgiu em 2020 e tem a participação da primeira brasileira nesse nicho.


Uma contradição é de que apesar de a indústria ser bastante rigorosa com as pessoas que fazem parte das bandas, as músicas falam muito sobre autoestima, aceitação e amor-próprio.



Foto: Divulgação


TECNOLOGIA


Se tem um setor que merece atenção na Coreia é da indústria tecnológica. Tendo Songdo como exemplo de planejamento urbano e de cidade inteligente para o mundo inteiro. Lá você encontra sensores subterrâneos conseguem detectar o tráfego e reprogramar o semáforo na cidade.





MODA


Toda a música, cultura e a indústria influenciam na moda da Coreia do Sul. É possível perceber que eles não ligam muito para gênero quando se fala em roupa, as mulheres roubam peças do masculino e os homens fazem a mesma coisa.


Na parte musical eles se expressam com peças bem coloridas, porém mantendo uma tonalidade mais clara, não é aquele rosa pink.


Eles são bastante perfeccionista com as roupas - como tudo no país. O estilo deles é casual, o que remete bem dia a dia, porém diferente dos americanos - se não leu esse, volte um texto atrás - eles remetem a algo minimalista, o que dá a sensação de sofisticado também, causando essa mistura.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo