Marcas mostram preocupação com o meio ambiente no Paris Fashion Week

Atualizado: 13 de Nov de 2019






#Eventos : Ainda sobre as semanas de moda, Paris Fashion Week (PFW) também apresentou peças em prol à sustentabilidade e diversidade. A grife Marine Serre adotou valores sustentáveis nas costuras de suas peças apresentando um desfile com causa social. A sua coleção desta temporada foi desenvolvida com 50% de materiais reciclados, e foi nomeada de Marée Noire, que traduzindo significa "derramamento de óleo", ou em tradução literal: Maré negra, o que, de certa forma, faz relação com a crise ambiental que o Brasil vem enfrentando nos últimos meses.


A Dior também construiu seus looks pensando em causas ambientais. A marca francesa teve como inspiração a preservação da natureza em suas composições e no cenário do desfile. Com a hashtag #plantingforthefuture, a marca francesa trouxe árvores de verdade para compor o performance da passarela, além do mais, essas árvores serão replantadas pela capital francesa, no qual, os convidados tiveram acessos a QR Codes para acompanhar o processo das plantações.




Às performances dos desfiles ajudam a reforçar ainda mais o tema e os conceitos que as marcas buscam transmitir com as peças. A professora de Moda Taisa Sena explica que a idéia do desfile é ir além da roupa, é a venda do conceito, do ideal que aquela peça significa. Dessa forma, pensando em cenário sustentável, outro desfile que apresentou uma performance ecológica foi a Louis Vuitton que reviveu a Belle Époque parisiense utilizando madeira com certificado do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Stella McCartney, principal nome da sustentabilidade na indústria da moda atualmente, teve nesta temporada, a coleção a mais sustentável da marca comparada a todas às outras apresentações. Com 75% das peças ready-to-wear feitas produzidas eco-friendly e 90% do algodão utilizado foi orgânico.






Já a grife Courreges reforçou seu princípio em comprometimento e criatividade ao apresentar o uso da pele do peixe pirarucu. A iniciativa sustentável da marca foi uma continuidade de projetos antigos desenvolvidos pela grife, assim como em 2018, com a iniciativa “Fim do plástico”.


Créditos de imagens:

01 - Pic hypebeast 02- Getty Images 03 - Metro Style 04- Aeworld 05- Daniele Oberrauch

5 visualizações0 comentário