Ecoolbags: soluções para uma rotina sustentável


Que o mundo está em crise ambiental já não novidade para ninguém. Que às sacolas plásticas demoram em torno de 400 anos para se decompor todo mundo já sabe. Mas, se mesmo todo mundo sabendo dessas informações, porque então muitos consomem e poluem tanto todos os dias?


Segundo o último relatório da Indústria da moda de 2017 apresentado pelo Global Fashion Agenda - fórum sustentável que debate sobre práticas para que a moda contribua com preservação da natureza - a produção textil e de vestuário é a quinta indústria que mais polui no mundo, sendo responsável pela emissão de 1,715 bilhões de toneladas de CO2.


A estudante de designer de moda, Nataly maria Pereira Santos, explica que os principais impactos causados pelo mercado da moda “são um resultado do constante consumo impulsionados pelo o Fast Fashion, e isso gera diariamente um aumento de resíduos químicos, devido a produção, além de toneladas de tecidos e roupas descartadas nos lixos”.


Nataly ainda afirma que esse consumo constante só será resolvido quando “as pessoas perceberem e se conscientizarem que esse problema ambiental é de todo mundo. uma solução que a estudante traz é a adoção de novas iniciativas sustentáveis, “como deixar de usar sacolas plásticas, por exemplo, ou então reutilizar as coisas que normalmente jogaríamos no lixo”.


Para a professora de moda, Taisa Sena essas práticas sustentáveis estão se tornando comum principalmente em Curitiba.“ Aqui na cidade, temos muitos eventos de moda que incitam a gente consumir menos. Há também os movimento slow fashion, zero waste, marcas que realizam produções de matérias orgânicas, upcycling. Todos esses projetos funcionam como soluções para que a moda cause menos impacto na natureza”.


Um novo caminho sustentável


Foi pensando em gerar menos impacto ambiental que a marca Ecoolbag desenvolveu produtos reutilizáveis para uma rotina sustentável.


A criadora da marca curitibana, Jessica Mendes conta que a ideia surgiu quando ela tinha diversos retalhos de tecidos e não sabia bem como reaproveitá-los, sendo que a princípio seria apenas mais uma bolsa.


Mas após a implantação da marca, percebeu que o público dos seus produtos tinham potencial para estar mais presente na vida das pessoas e conscientizar: “com os passar dos meses eu vi que tinha uma infinidade de produtos que auxiliassem uma rotina zero lixo”.


Além das bolsas sustentáveis, um dos principais produtos da marca, a Ecoolbag têm uma série de produtos funcionais, que têm como matéria prima o objetivo de serem retornáveis.

Conheça os produtos da Ecoolbag:



12 visualizações0 comentário