As semanas de moda de Londres e Milão caminham para a sustentabilidade



As semanas de moda Primavera/Verão 2020 aconteceram há mais de dois meses mostrando que a indústria da moda caminha para um novo momento. Atualmente, o que gera maior importância é a preocupação dos impactos que todos os processos de moda podem provocar. A professora de moda, Taiza Viera Cena explica: “a sustentabilidade está sendo vista com bons olhos, pois uma nova cultura está se formando em torno do consumo”. Dessa maneira, o olhar para o meio ambiente é uma tendência que vai crescer para o mundo da moda. E com isso, a sustentabilidade e a representatividade ganham foco.



Na London Fashion Week, algumas marcas abordaram a sustentabilidade em peso, entre elas, a @fyodorgolan apresentou tênis reciclados mixando com roupas sem gênero, já a grife reconhecida mundialmente @burberry atraiu atenção de todos quando anunciou em seu instagram que toda produção nesta temporada foi certificada como #carbonneutral , ou seja, todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) foram compensados. É importante lembrar que a marca se torna cada vez mais voltada às questões sustentáveis, assim como, se tornando uma das grifes participantes do #fashionpact e além disso, no ano passado, a @burberry assinou o Compromisso Global de Nova Economia de Plásticos da Fundação EllenMacArthur - que têm o objetivo de diminuir e acabar com a poluição e resíduos plásticos.


Já na #milanfashionweek outra grande marca que assumiu compensar todos os GEE de suas próprias operações e produções de suprimentos com a certificação do #CarbonNeutral foi a @gucci , que nesta temporada realizou um dos seus desfiles mais escandalosos apresentando 21 modelos vestindo camisa de força branca ou variações, o que gerou controvérsia em alguns convidados, como a modelo Ayesha Tan-Jones, que durante o desfile levantou as mãos com as palavras "Saúde mental não é moda". Outra grife que chamou atenção na #mfw foi a @marni que apresentou um desfile voltado para a sustentabilidade e reciclagem, com tecidos orgânicos e reciclados de garrafas pets.

Créditos de imagem @fyodorgolan : Guillaume Roujas @burberry : Getty Images Europe @gucci : Getty Images Europe @marni : courtesy of Marni

2 visualizações0 comentário